6444 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), embarcou para os Estados Unidos no fim de semana e foi flagrado ao lado de figuras envolvidas com o bolsonarismo e os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. A viagem, sob a justificativa de participar do evento “Veja Brazil Insights”, foi marcada por encontros suspeitos com personagens ligados ao núcleo golpista do bolsonarismo.
Fotos divulgadas por Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro de Bolsonaro e um dos articuladores da extrema-direita, mostram a confraternização em Nova York. Estavam presentes o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), fugitivo nos EUA desde março, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, o cantor bolsonarista Gusttavo Lima e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda. Embora Motta não apareça em todas as fotos, sua presença no grupo foi confirmada.
A ausência do presidente da Câmara em Brasília tem causado impacto direto nas votações importantes da Casa, travando projetos como o que propõe anistia aos golpistas do 8 de janeiro — medida criticada por amplos setores democráticos. Motta alegou que não integraria a comitiva oficial do governo Lula à Rússia e China para “priorizar a pauta interna”, o que se mostrou uma justificativa frágil, diante das imagens do encontro informal com aliados de Bolsonaro.
Enquanto Lula fortalece laços diplomáticos em favor do Brasil com líderes como Xi Jinping e Vladimir Putin, Motta articula nos bastidores com nomes que tentam sabotar a democracia e proteger criminosos que atentaram contra os Três Poderes. O deputado Elmar Nascimento (União-BA) foi enviado para substituir Motta nas viagens internacionais, mas o verdadeiro compromisso do presidente da Câmara ficou evidente.
O evento da revista Veja também contou com figuras controversas como o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o presidente do STF, Luís Roberto Barroso. A presença conjunta de autoridades e bolsonaristas em um mesmo espaço levanta preocupações sobre os limites entre diplomacia, conivência e articulações políticas.
Hugo Motta mostra, mais uma vez, de que lado está. Enquanto finge compromisso com o Brasil, articula nas sombras com aqueles que atacaram a democracia.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.