610 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O comércio varejista brasileiro registrou em março de 2025 um crescimento de 0,8% nas vendas, atingindo o maior patamar da série histórica iniciada em 2000, segundo dados do IBGE. Este é o terceiro mês consecutivo de alta, evidenciando os efeitos positivos da recuperação econômica sob o governo Lula. O desempenho se deu de forma ampla entre os setores, com destaque para o de livros, jornais e papelaria, que cresceu 28,2%, impulsionado por mudanças no calendário escolar.
Outros segmentos também apresentaram avanço, como artigos de escritório e informática (3%), artigos farmacêuticos (1,2%) e supermercados (0,4%). O crescimento consistente mostra que, apesar dos ataques da velha política e da sabotagem da extrema-direita, a economia responde bem às medidas do atual governo.
No entanto, dois setores registraram queda: móveis e eletrodomésticos (-0,4%) e combustíveis (-2,1%). No varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, houve alta de 1,9%, revertendo a leve retração anterior. É mais um indicador de que o país está voltando a girar, com retomada no consumo e geração de renda.
Em comparação a março de 2024, houve uma pequena retração de 1% nas vendas, reflexo ainda do estrago deixado pelos anos de desgoverno e negligência bolsonarista. Setores como livros e papelaria (-6,9%) e artigos de uso pessoal (-6,3%) puxaram a queda, mas alguns segmentos já mostram sinais de recuperação.
Entre os destaques positivos na comparação anual estão móveis e eletrodomésticos (3,3%) e vestuário (1,4%), demonstrando a confiança gradual do consumidor. No varejo ampliado, apenas o setor de material de construção cresceu (5,2%), mostrando aquecimento no setor habitacional.
A próxima divulgação da pesquisa será em 12 de junho, com dados de abril. A expectativa é que o ciclo de recuperação continue, consolidando os avanços sociais e econômicos sob a liderança do presidente Lula.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.