507 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Após uma semana marcada por especulações políticas e movimentações moderadas no mercado, o dólar encerrou esta sexta-feira (16) com leve baixa de 0,20%, cotado a R$ 5,6690. No acumulado semanal, a divisa teve alta de 0,25%.
A agenda econômica pouco movimentada do dia contribuiu para a oscilação limitada, com o dólar operando em margens estreitas. Na quinta-feira (15), a moeda havia subido 0,84%, impulsionada por boatos infundados de que o governo Lula estaria preparando um pacote de aumento de gastos com foco eleitoral, incluindo possível reajuste no Bolsa Família. A narrativa foi prontamente desmentida pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
Mesmo assim, parte do mercado financeiro reagiu à fake news, empurrando o dólar momentaneamente acima de R$ 5,70. Nesta sexta, no entanto, o movimento perdeu força e prevaleceu a estabilidade.
O Banco Central manteve suas atuações com a rolagem de contratos de swap cambial tradicional, e no cenário externo, o dólar teve desempenho misto frente às moedas de países emergentes.
Segundo analistas, a oscilação do dólar não reflete fundamentos sólidos da economia brasileira, e sim movimentos pontuais de grandes operadores.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.