Lavrov anuncia proposta de paz e diz que Zelensky é ilegítimo

Portal Plantão Brasil
24/5/2025 15:13

Lavrov anuncia proposta de paz e diz que Zelensky é ilegítimo

0 0 0 0

1377 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O chanceler russo, Sergey Lavrov, afirmou nesta sexta-feira (23) que Moscou está finalizando uma proposta de paz para encerrar a guerra com a Ucrânia, e que o documento será apresentado após a conclusão da atual rodada de troca de prisioneiros. A declaração foi feita durante conferência internacional realizada na capital russa, em meio a uma série de críticas ao governo de Volodymyr Zelensky, à União Europeia e à política externa dos Estados Unidos.

Lavrov questionou a legalidade do mandato de Zelensky, que permanece na presidência mesmo após o fim do prazo legal, sob justificativa de lei marcial. Segundo ele, qualquer eventual acordo assinado com um líder cuja legitimidade está em xeque pode ser facilmente anulado. Ainda assim, o chanceler russo não descartou diálogo com a atual administração de Kiev.

Durante a coletiva, Lavrov classificou o governo ucraniano como “junta” e acusou o regime de perseguir a população de origem russa no país. Ele também reiterou que a política interna de Kiev é incompatível com qualquer pacto duradouro. “Não se pode permitir que a Ucrânia continue proibindo sua população de falar sua própria língua”, afirmou.

O chanceler também atacou duramente a União Europeia, acusando o bloco de incentivar a guerra ao promover o envio constante de armas para o regime ucraniano. Para Lavrov, líderes como Macron, Starmer e Merz fazem discursos de paz enquanto alimentam os combates com recursos financeiros e logísticos. Ele sugeriu a criação de uma nova arquitetura de segurança pan-eurasiana, que não dependa da OTAN.

Sobre os Estados Unidos, Lavrov surpreendeu ao elogiar o presidente Donald Trump, afirmando que o republicano foi o único líder ocidental a reconhecer o erro de tentar arrastar a Ucrânia para a OTAN. Ele responsabilizou a gestão anterior de Joe Biden pela escalada do conflito e se mostrou aberto ao diálogo com os EUA, desde que em termos de igualdade.

Por fim, Lavrov rejeitou a sugestão do Papa Leão XIV de sediar futuras negociações no Vaticano. Para ele, seria “deselegante” que dois países de tradição ortodoxa mediarem um conflito em território católico. A posição demonstra o cuidado russo com a simbologia diplomática, mesmo enquanto tenta retomar o processo de paz sob seus próprios termos.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians