Governo da Bahia lidera revolução ferroviária com VLT de Salvador, a maior obra de mobilidade urbana do Brasil

Portal Plantão Brasil
25/5/2025 17:57

Governo da Bahia lidera revolução ferroviária com VLT de Salvador, a maior obra de mobilidade urbana do Brasil

0 0 0 0

1648 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O governo da Bahia, sob liderança do governador Jerônimo Rodrigues (PT), está à frente de uma das maiores obras de mobilidade urbana da América Latina: o VLT de Salvador. Com investimento estimado em R$ 4,6 bilhões, o projeto integra um ousado plano de infraestrutura que rompe com a paralisia deixada pelos anos de desmonte promovidos pelo lavajatismo e pela agenda neoliberal.

Com três linhas e 36,4 km de extensão, o novo sistema ligará as principais periferias da capital baiana ao metrô e aos terminais de ônibus, beneficiando diretamente comunidades historicamente excluídas. O projeto é mais que transporte: é desenvolvimento econômico, justiça social e reequilíbrio urbano.

A obra, que já teve 18% de execução, inclui drenagem urbana, internet de alta velocidade para escolas e postos de saúde, sistema de câmeras para segurança e modernização das regiões por onde o VLT passará. A previsão é que os primeiros testes aconteçam entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

O VLT resgata o histórico ferroviário da Bahia e transforma vidas. Em comunidades como o Porto das Sardinhas, marisqueiras e pescadores serão beneficiados com trens adaptados, centros de beneficiamento de pescado e um mercado popular inspirado no Mercado de San Miguel, de Madri. Além disso, o projeto traz um modelo inovador de tarifa social e sistema sem catracas, garantindo acesso ao transporte digno para quem mais precisa.

Com apoio do BNDES e da Caixa, e firme articulação da base parlamentar, o governo estadual enfrenta a resistência de setores conservadores, como o ex-prefeito ACM Neto, que desacreditavam o projeto. Mas o que antes era tratado como utopia agora já é realidade em trilhos, concreto e esperança.

“Estamos promovendo uma transformação estrutural na Bahia. É um projeto que olha para 2030 e 2050, e que devolve dignidade às pessoas”, afirma o secretário da Casa Civil, Afonso Florence.

Com informações de O Cafezinho

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians