2283 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, pediu a prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro por sua atuação nos Estados Unidos contra as instituições brasileiras. Segundo Lindbergh, o filho de Jair Bolsonaro cometeu traição à pátria e tenta obstruir a Justiça ao conspirar no exterior contra o STF para livrar o pai da responsabilização pelos crimes golpistas.
A solicitação feita por Lindbergh à Procuradoria-Geral da República resultou no pedido de abertura de inquérito já aceito pelo procurador-geral Paulo Gonet. Eduardo, que está nos EUA, teria articulado pressões para que o governo norte-americano impusesse sanções contra autoridades brasileiras, especialmente contra o ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que envolvem o ex-presidente.
O petista comemorou o avanço do processo e denunciou que Eduardo age de forma coordenada para deslegitimar o sistema de Justiça brasileiro. “Ele busca sabotagem internacional contra as instituições que combatem o golpismo. Isso é traição à pátria e tentativa clara de interferência em investigações que correm legalmente no país”, afirmou.
Lindbergh defendeu que o Supremo aja com rigor para impedir novos ataques. “A prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro é medida urgente. O Brasil precisa se proteger de quem, mesmo com mandato, opera contra a democracia e a soberania nacional”, disse o parlamentar em suas redes.
Se o STF autorizar a investigação, Eduardo Bolsonaro poderá ser intimado a prestar esclarecimentos sobre suas ações no exterior. Até o momento, o deputado licenciado segue em silêncio diante das graves acusações de conspiração internacional contra o Judiciário.
A ofensiva de Lindbergh reforça a necessidade de responsabilização dos envolvidos na tentativa de golpe e demonstra que setores democráticos do Congresso não aceitarão intimidações contra o Supremo nem manobras golpistas disfarçadas de ação política.
Com informações do brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.