Zema quer vender Minas e Aécio finge que não tem culpa, denuncia Rogério Correia

Portal Plantão Brasil
31/5/2025 15:04

Zema quer vender Minas e Aécio finge que não tem culpa, denuncia Rogério Correia

0 0 0 0

2615 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) fez duras críticas neste sábado (31) ao ex-governador Aécio Neves (PSDB) e ao atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), responsabilizando ambos pela grave crise fiscal enfrentada pelo estado. Segundo ele, Aécio “quebrou” Minas com medidas neoliberais, e Zema, agora, tenta “vender” o estado ao mercado.

Em publicação nas redes sociais, Correia relembrou o desastre promovido por governos tucanos, como a privatização da Vale, a Lei Kandir — que isentou de ICMS as exportações de produtos primários — e a renegociação da dívida mineira com a União durante o governo FHC. Para o parlamentar, essas decisões desmontaram a base econômica de Minas e comprometeram sua arrecadação. “Mataram a galinha dos ovos de ouro”, criticou.

O petista também responsabilizou diretamente Aécio e Antonio Anastasia pela explosão do endividamento do estado, contraído com empréstimos que considera impagáveis. Sobre Zema, destacou que o governador da extrema-direita tenta transferir a responsabilidade ao PT, enquanto ele próprio elevou a dívida estadual de R$ 100 bilhões para R$ 170 bilhões. “Agora quer vender Minas na bacia das almas”, afirmou.

Segundo Correia, Zema aposta em um projeto de desmonte do estado. Ele citou uma proposta do governador enviada à Assembleia Legislativa que entrega bens públicos à União, abrindo caminho para mais privatizações. “Os neoliberais de direita quebraram, os da extrema-direita querem vender, e cabe à esquerda resgatar a economia mineira”, concluiu.

As críticas ocorrem dias após o próprio Aécio, em um movimento oportunista, também ter acusado Zema de colocar “Minas à venda”. A declaração gerou ruído dentro da direita mineira, mas expôs o esgotamento do modelo que devastou as finanças do estado desde os anos 1990.

O PT, por sua vez, defende uma alternativa de reconstrução com valorização do patrimônio público, revisão da dívida injusta com a União e políticas de desenvolvimento voltadas à população mineira, abandonando a lógica privatista que mergulhou o estado no colapso.



Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians