Pânico no clã! Bolsonaro pode perder redes sociais e aliados temem seu exílio digital

Portal Plantão Brasil
2/6/2025 09:44

Pânico no clã! Bolsonaro pode perder redes sociais e aliados temem seu exílio digital

0 0 0 0

3922 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O desespero tomou conta do bolsonarismo diante da iminente condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal, no caso que investiga sua participação em uma tentativa de golpe de Estado. Agora, aliados do ex-presidente temem ainda mais: a possibilidade de que o STF determine restrição total de acesso às redes sociais, mesmo que ele cumpra eventual pena em casa.

A medida, já chamada nos bastidores de "exílio virtual", preocupa o núcleo político de Bolsonaro, que vê nas redes sua principal arma de manipulação e mobilização. Pessoas próximas ao ex-presidente, inclusive advogados alinhados ao bolsonarismo, já antecipam que o ministro Alexandre de Moraes pode impor a proibição como forma de evitar novas ameaças à democracia.

Essa sanção já foi aplicada em outros casos de golpismo, como no de Débora Rodrigues dos Santos, que pichou a frase “Perdeu, mané” em frente ao STF e acabou condenada a 14 anos de prisão. Ela responde pelos mesmos crimes que pesam sobre Bolsonaro: tentativa de abolição do Estado de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada e destruição de patrimônio público.

O agravamento do cerco jurídico a Bolsonaro se intensificou com a investigação contra seu filho Eduardo, por articular com a extrema-direita americana ações contra autoridades brasileiras. O próprio Jair admitiu que bancou as despesas de Eduardo nos EUA, o que pode torná-lo cúmplice das ilegalidades cometidas pelo filho caso venha a ser condenado.

Entre aliados, cresce a preocupação de que medidas como bloqueio de bens, prisão preventiva ou proibição de uso das redes sociais sejam adotadas antes mesmo do julgamento. Avalia-se que, para o ex-presidente, perder a voz nas plataformas digitais pode ser mais devastador do que a cadeia.

Com 13,9 milhões de seguidores no X e 26,6 milhões no Instagram, Bolsonaro se sustentou politicamente por meio da internet, onde espalhava desinformação, atacava instituições e incitava seus apoiadores. A eventual queda de seu domínio digital representaria um duro golpe contra sua influência e exporia, de vez, o esvaziamento da extrema-direita.
Com informações do brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians