2725 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante o XVI Congresso Nacional do PSB, realizado neste domingo (1º) no Recife, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi direto ao reafirmar seu compromisso com a democracia: enquanto estiver na Presidência da República, a extrema direita não voltará ao poder. Em tom descontraído, Lula ironizou: “Podem ter certeza de uma coisa: se eu estiver bonitão do jeito que estou, apaixonado do jeito que estou e motivado do jeito que estou, a extrema direita não volta a governar esse país”.
O evento, que contou com a presença de importantes lideranças políticas, oficializou o nome do prefeito do Recife, João Campos, na presidência nacional do PSB. A aliança entre o PSB e o PT foi celebrada como essencial para a construção de um projeto de país que enfrente as ameaças autoritárias do passado recente.
No discurso, Lula destacou a importância de fortalecer a base aliada no Congresso, com foco especial no Senado. Segundo o presidente, a oposição pode utilizar a Casa como instrumento para tentar sabotar o funcionamento das instituições democráticas, incluindo ataques ao Supremo Tribunal Federal. Ele alertou: “Se a gente for destruir o que não gosta, não vai sobrar nada”.
Lula também defendeu enfaticamente o ministro Alexandre de Moraes, alvo de ataques de aliados do extremista Donald Trump. O presidente criticou a ofensiva norte-americana contra decisões do STF que impactaram o funcionamento da rede Rumble no Brasil, cuja plataforma tem sido usada por bolsonaristas para disseminar ataques às instituições brasileiras.
“O que é isso de querer processar o Moraes porque ele quer prender um brasileiro que vive nos EUA atacando o Brasil?”, questionou Lula. “Nunca critiquei a Justiça deles, e eles vivem fazendo barbaridades”, completou, ressaltando que o país não aceitará interferências externas em seu sistema judicial.
A fala do presidente reforça sua postura firme na defesa da soberania nacional e no enfrentamento da extrema direita, que segue tentando, por vias antidemocráticas, enfraquecer as instituições e retomar o poder.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.