4084 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, respondeu com firmeza às críticas feitas por Michel Temer contra o governo Lula. Em suas redes, Costa ironizou a fala do ex-presidente e afirmou que “Lula encontrou o Brasil de gavetas vazias”, sem projetos estruturantes, e destacou que, ao contrário do governo golpista de Temer, o atual governo promove uma verdadeira transformação nacional.
Temer havia afirmado que o governo Lula não teria um projeto para o país, citando como exemplo negativo a recente polêmica sobre o IOF. Rui Costa respondeu com números. Ele destacou que, sob Lula, o PIB cresceu 3,2% em 2023 e 3,4% em 2024, bem acima dos 1,3% e 1,8% registrados durante o período de Temer no poder.
Os investimentos também avançaram, passando de 14,5% do PIB no governo Temer para 17,8% com Lula. Rui atribuiu o resultado à reestruturação do BNDES, ao fortalecimento da indústria e ao retorno de programas como o PAC e o Minha Casa Minha Vida, que geram empregos e infraestrutura.
Na área fiscal, Rui apontou que o déficit primário em 2024 foi de -0,4% do PIB, enquanto nos anos de Temer passou de 1,9%. Já no emprego, os dados mostram queda drástica no desemprego: de 13% no final da gestão do MDBista para 6,6% atualmente, o menor índice da história, com recorde de trabalhadores com carteira assinada.
Outro avanço foi a queda da extrema pobreza para menos de 5% em 2023, graças aos programas sociais do governo Lula, que reforçaram o consumo das famílias. Rui concluiu dizendo que o projeto do atual governo é o de “cuidar das pessoas e garantir uma vida digna para todos os brasileiros”.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.