2754 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (3), que o governo federal irá ressarcir imediatamente os aposentados e pensionistas prejudicados por descontos indevidos em seus benefícios do INSS. Lula classificou o caso como ação de uma “quadrilha montada para roubar aposentados” e garantiu que os responsáveis serão punidos. Para ele, essa será uma demonstração de como um governo sério deve reagir diante de irregularidades.
Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de beneficiários foram notificados para confirmar se autorizaram os descontos feitos por associações e entidades. Desde o dia 26 de maio, valores referentes ao mês de abril já começaram a ser devolvidos. Para facilitar o acesso, os segurados agora podem buscar ajuda também nas agências dos Correios, além dos canais tradicionais como o Meu INSS e a Central 135.
O esquema fraudulento, segundo investigações, começou entre 2019 e 2022 — durante o desgoverno de Jair Bolsonaro — e desviou cerca de R$ 2,56 bilhões. Até agora, R$ 1 bilhão em bens de dirigentes e entidades suspeitas já foi bloqueado. Ao todo, 41 associações são investigadas por envolvimento nas fraudes.
Lula foi enfático ao apontar que os crimes ocorreram no governo anterior, “possivelmente de forma proposital”, com regras afrouxadas e total falta de fiscalização. Ele reafirmou o compromisso com a legalidade e destacou que só serão consideradas válidas as associações que comprovarem, com documentos, a autorização dos descontos. As que não conseguirem provar, terão que devolver o que for possível e arcar com as consequências.
O presidente também confirmou que o modelo de descontos automáticos será encerrado de forma definitiva. Para ele, a prática era uma porta aberta para fraudes. “Se não há prova documental clara, não tem por que liberar o desconto”, afirmou. A mudança visa proteger os aposentados de práticas abusivas e garantir maior controle.
Lula concluiu enfatizando a seriedade da apuração e a urgência no ressarcimento das vítimas. Disse que não haverá conivência e que o governo vai atuar com firmeza e agilidade para devolver o que é de direito aos aposentados e pensionistas lesados.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.