1742 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente interino do Partido dos Trabalhadores, expressou forte preocupação com o cenário que se avizinha para as eleições de 2026, quando estarão em disputa 54 das 81 cadeiras do Senado. Ele alertou para o risco real de a extrema direita conquistar a maioria na Casa, o que, segundo ele, seria um golpe direto no equilíbrio democrático do país.
Para Humberto, caso a extrema direita assuma o controle do Senado, o Brasil poderá enfrentar um cenário de caos institucional. Ele citou a possibilidade de perseguições a ministros do STF, rejeições políticas a indicados para cargos no Banco Central, agências reguladoras e corpo diplomático. “Pode se instalar um verdadeiro pandemônio”, disse o senador.
Humberto confirmou que será candidato à reeleição e declarou que a disputa pelo Senado será prioridade do PT em 2026. O objetivo, segundo ele, é garantir uma base de sustentação sólida para o presidente Lula, caso seja reeleito, e evitar novos bloqueios institucionais promovidos por setores bolsonaristas.
O senador também afirmou que o partido está estruturando uma estratégia para aumentar sua representação na Câmara dos Deputados. A meta é lançar candidaturas fortes e com grande apelo popular, capazes de puxar votos e consolidar uma maioria parlamentar mais alinhada ao projeto de reconstrução liderado por Lula.
Segundo Humberto, um planejamento eficiente e a escolha de bons quadros políticos podem garantir um avanço significativo do campo progressista no Congresso. Ele destacou que a atuação do PT nas próximas eleições será decisiva para o futuro da democracia brasileira, ameaçada pela crescente ousadia da extrema direita.
Por fim, o senador defendeu a mobilização permanente da base social do partido e da sociedade civil organizada. Para ele, o risco representado pelo avanço da extrema direita no Senado deve servir como alerta para que a esquerda intensifique o trabalho político desde já.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.