Marinha expulsa primeiro militar condenado a 14 anos por golpe do 8 de janeiro

Portal Plantão Brasil
4/6/2025 17:20

Marinha expulsa primeiro militar condenado a 14 anos por golpe do 8 de janeiro

0 0 0 0

757 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Marinha do Brasil confirmou nesta quarta-feira (4) a expulsão do suboficial da reserva Marco Antônio Braga Caldas, que se tornou o primeiro militar desligado das Forças Armadas por envolvimento direto nos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023. Caldas foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 14 anos de prisão por sua participação nas invasões às sedes dos Três Poderes.

A decisão foi tomada por motivos disciplinares, como informou a corporação, destacando a “exclusão a bem da disciplina do militar da situação de inatividade”. Caldas já se encontra detido desde dezembro de 2024 na Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina, onde cumpre a pena imposta pelo STF.

O ex-suboficial foi condenado por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado e associação criminosa armada. A sentença é reflexo do rigor com que o Supremo vem tratando os ataques golpistas articulados por bolsonaristas.

O STF já condenou mais de 500 envolvidos nos atentados à democracia. As penas vão de 1 a 17 anos e seis meses de prisão, abrangendo desde financiadores até executores dos ataques. Apenas oito réus foram absolvidos por falta de provas suficientes.

Durante os julgamentos, os ministros deixaram claro que os golpistas agiram com o objetivo explícito de romper a ordem democrática, utilizando violência para tentar usurpar o poder de um governo legitimamente eleito. A Corte entendeu que houve crime de multidão, em que todos os envolvidos respondem solidariamente pelos atos criminosos cometidos.

A decisão histórica da Marinha é um marco importante no processo de responsabilização daqueles que atentaram contra a democracia brasileira. O recado é claro: não haverá conivência com golpistas, nem nas instituições civis nem nas militares.
Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians