429 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Câmara dos Deputados autorizou o afastamento da deputada bolsonarista Carla Zambelli por 127 dias, mesmo com ela foragida no exterior. A vaga será ocupada pelo também bolsonarista Coronel Tadeu, do PL de São Paulo. A parlamentar fugiu por terra até a Argentina, viajou para os Estados Unidos e, em seguida, para a Itália, sendo incluída na lista da Interpol após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
A licença concedida é composta por sete dias para tratamento de saúde e mais 120 dias por “interesse particular”, sem direito a remuneração. Zambelli, que normalmente recebe mais de R$ 46 mil mensais como deputada, teve o salário suspenso por decisão de Moraes. A solicitação de afastamento havia sido feita em 29 de março, antes de sua prisão preventiva ser decretada, e vai até 2 de outubro.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão e à perda do mandato por participar da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, em conluio com o hacker bolsonarista Walter Delgatti Neto. A deputada também é acusada de falsidade ideológica por inserir documentos falsos no sistema, incluindo um mandado de prisão forjado contra o ministro Moraes.
Diante da fuga, a Procuradoria-Geral da República solicitou ao STF a prisão preventiva da parlamentar e sua inclusão na lista da Interpol. Um novo inquérito foi aberto para apurar se houve tentativa de obstrução das investigações no caso do CNJ.
Entre as medidas já autorizadas por Moraes, estão a quebra do sigilo bancário de Zambelli e o monitoramento de redes sociais ligadas a ela, com o objetivo de rastrear eventuais financiadores da fuga. A operação de busca internacional segue em andamento, com apoio do Itamaraty.
Mais uma vez, o bolsonarismo tenta escapar da Justiça com mentiras e fugas covardes, revelando o padrão criminoso de seus representantes. Enquanto isso, instituições democráticas seguem atuando para responsabilizar os envolvidos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.