633 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Banco Central comunicou ao Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (5), que executou a ordem de bloqueio das contas bancárias e ativos financeiros da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). A decisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes após a expedição do mandado de prisão da parlamentar, que fugiu do país logo após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão por participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.
O bloqueio financeiro atinge não apenas contas bancárias, mas também transferências via Pix, cartões de crédito, investimentos, previdência privada, consórcios, criptomoedas e até ouro. A medida busca impedir que Zambelli continue financiando sua fuga internacional, que já a levou aos Estados Unidos e, mais recentemente, à Itália, onde pretende se abrigar sob a justificativa de ter dupla cidadania.
A Procuradoria-Geral da República solicitou a prisão com base na constatação de que a deputada deixou o Brasil para escapar do cumprimento da pena. Em entrevista a uma rádio do interior paulista, Zambelli alegou que viajou para fazer tratamento de saúde, versão desmentida por sua movimentação internacional e pela cronologia dos fatos.
A deputada bolsonarista desembarcou nesta quinta-feira em Roma, enquanto seu nome já circula entre as autoridades internacionais por meio da Difusão Vermelha da Interpol. A decisão de Moraes também determinou a abertura de um novo inquérito para apurar os crimes de coação no curso do processo e tentativa de obstrução da Justiça.
Segundo o ministro, Zambelli parece seguir a mesma estratégia ilegal adotada por Eduardo Bolsonaro, que também está fora do país tentando articular pressões externas contra o Supremo. Ambos são investigados por condutas que atentam contra a democracia e buscam desacreditar instituições brasileiras no exterior.
Com a fuga e a perda de sustentação legal, o advogado Daniel Bialski abandonou a defesa da parlamentar. Diante disso, Moraes determinou que a Defensoria Pública da União assuma a representação judicial de Zambelli, agora oficialmente foragida, desamparada até mesmo por seu grupo político.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.