Hugo Motta rompe com bolsonarismo e confirma perda de mandato de Zambelli

Portal Plantão Brasil
9/6/2025 11:56

Hugo Motta rompe com bolsonarismo e confirma perda de mandato de Zambelli

0 0 0 0

3616 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (10) que a ordem de prisão da ex-deputada Carla Zambelli, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, deve ser integralmente cumprida. Segundo ele, trata-se de um caso sem precedentes na Casa, e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) não está sujeita à votação parlamentar. Moraes também notificou a Câmara sobre a perda definitiva do mandato de Zambelli.

A extremista bolsonarista teve seu último recurso rejeitado pela Primeira Turma do STF, sendo confirmada sua condenação a 10 anos de prisão pelos crimes ligados à invasão dos sistemas do CNJ. Ela também foi condenada a pagar R$ 2 milhões em indenização por danos morais coletivos e perdeu o mandato parlamentar. A cassação foi determinada automaticamente com a condenação em órgão colegiado da Suprema Corte.

Zambelli, que fugiu do Brasil para escapar da Justiça, encontra-se na Itália desde o dia 5 de junho, mesmo dia em que protocolou um pedido de afastamento de 120 dias da Câmara. A solicitação foi feita pouco antes de o STF expedir a ordem de prisão, numa tentativa clara de manobra para escapar da punição. Antes disso, ela já havia obtido uma licença médica de uma semana, assinada pelo próprio presidente da Casa.

Ao comentar o caso em um evento em São Paulo, Hugo Motta foi direto: “A decisão judicial tem que ser cumprida”. Segundo ele, com o julgamento concluído e a condenação determinada pelo STF, não cabe à Câmara deliberar sobre o caso. O afastamento de Zambelli abrirá espaço para a posse do suplente Coronel Tadeu (PL-SP), que assume o mandato durante a licença da parlamentar foragida.

A postura de Motta marca um distanciamento político do bolsonarismo e enfraquece ainda mais a tentativa da extrema direita de transformar Zambelli em mártir. A parlamentar, que vinha sendo tratada como figura central nas redes bolsonaristas, agora enfrenta isolamento jurídico e político, além de ser alvo da Interpol. Sua fuga confirma o desprezo do bolsonarismo pelas instituições democráticas.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians