2231 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em novo depoimento ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (9), o tenente-coronel Mauro Cid voltou a revelar detalhes inquietantes sobre os bastidores da tentativa de golpe de Estado articulada por aliados de Jair Bolsonaro após sua derrota nas urnas em 2022. Desta vez, o nome citado foi o do general Estevam Theophilo, apontado nos meios militares bolsonaristas como possível executor das ordens golpistas.
Segundo Cid, Theophilo era visto como figura-chave para liderar tropas em caso de ruptura institucional. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro afirmou que o general era tido como o oficial que “tomaria a frente das tropas” se fosse acionado para pôr em prática o plano golpista. A declaração, feita ao ministro Alexandre de Moraes, reforça o envolvimento de setores militares em articulações ilegais que colocaram em risco a democracia brasileira.
Cid também relatou que um auxiliar direto de Theophilo participou de reuniões em que o golpe era debatido. Ainda que o militar tenha dito que Theophilo possuía perfil legalista e só agiria sob ordens superiores, o simples fato de seu nome circular como possível líder da ação golpista demonstra o grau de contaminação ideológica dentro das Forças Armadas durante o governo anterior.
O general Theophilo já havia prestado depoimento à Polícia Federal no início de 2024, ocasião em que negou envolvimento em qualquer conspiração. Sua defesa insiste na tese de legalismo, mas os indícios crescem, especialmente diante da delação de Mauro Cid, considerado peça central na engrenagem que sustentava os esquemas de Bolsonaro.
O depoimento desta segunda é mais um capítulo das investigações conduzidas pelo STF que buscam responsabilizar todos os envolvidos na tentativa criminosa de impedir a posse legítima do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O avanço dessas apurações mostra que o Judiciário não se intimida diante de generais ou ex-presidentes — e que a democracia brasileira não será sequestrada por quem não respeita o voto popular.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.