Gilson Machado é investigado por tentar tirar Mauro Cid do Brasil com passaporte português

Portal Plantão Brasil
10/6/2025 13:09

Gilson Machado é investigado por tentar tirar Mauro Cid do Brasil com passaporte português

0 0 0 0

2452 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Federal pediu a abertura de investigação contra o ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro, Gilson Machado, por suposta tentativa de obter passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, réu em processos ligados à tentativa de golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da República deu aval ao inquérito, considerando os indícios como relevantes e apontando possível tentativa de obstrução da Justiça.

Segundo as investigações, Gilson Machado teria buscado o Consulado de Portugal no Recife, onde mora, com o objetivo de viabilizar o documento que permitiria a Cid deixar o Brasil. A PF acredita que, mesmo sem sucesso imediato, Machado poderia recorrer a outros consulados ou embaixadas para tentar concretizar a manobra. Mauro Cid é um dos principais delatores da trama bolsonarista e já implicou o ex-presidente em diversos atos ilegais.

Em nota, o ex-ministro tentou se desvencilhar da denúncia, alegando que a visita ao consulado teve fins “estritamente familiares”. No entanto, a PGR reforçou que há elementos que indicam favorecimento pessoal e possível tentativa de atrapalhar as investigações sobre o golpe. O órgão também destacou a urgência de esclarecer o caso com profundidade.

A proximidade de Gilson Machado com Bolsonaro é conhecida: além de compor o governo, ele foi candidato à prefeitura do Recife em 2024 pelo PL e promoveu arrecadações supostamente em nome do ex-presidente. Recentemente, ele protagonizou uma polêmica ao levantar cerca de R$ 1 milhão em doações, sem o consentimento explícito de Bolsonaro.

O próprio ex-presidente confirmou à Polícia Federal, em depoimento recente, que não foi informado previamente da campanha organizada por Gilson. O caso adiciona mais um elemento de tensão ao entorno bolsonarista, já pressionado por múltiplos inquéritos que expõem o caráter antidemocrático e desonesto do grupo.

A tentativa de obter um passaporte internacional para um dos réus mais comprometidos do escândalo golpista evidencia o desespero e o risco de fuga que ronda figuras-chave do bolsonarismo. A PF agora busca rastrear outras possíveis tentativas de evasão coordenadas por aliados do ex-presidente.
Com informações

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians