Zambelli promete se entregar na Itália, mas já está na mira da Interpol e extradição avança

Portal Plantão Brasil
10/6/2025 18:07

Zambelli promete se entregar na Itália, mas já está na mira da Interpol e extradição avança

0 0 0 0

471 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A deputada federal e foragida da Justiça, Carla Zambelli (PL-SP), declarou que pretende se apresentar às autoridades italianas assim que o Ministério da Justiça do Brasil oficializar o pedido de extradição. A solicitação, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, ainda aguarda o envio formal do Supremo Tribunal Federal (STF), mas, uma vez iniciado, o trâmite deve ser concluído em até dois dias.

Zambelli, que fugiu após ser condenada por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, afirmou que deseja cumprir pena na Itália, caso a extradição seja concedida. No entanto, advogados alertam que o processo na Justiça italiana pode durar de seis meses a um ano e meio, sendo analisado por ao menos duas instâncias, com possibilidade de recurso à Corte de Cassação.

Fontes do governo brasileiro já indicaram conversas informais com autoridades italianas, que demonstraram inclinação favorável à extradição. A avaliação é de que, como a condenação de Zambelli transitou em julgado, não há como sustentar qualquer tese de perseguição política — argumento típico do bolsonarismo para tentar blindar criminosos de seu grupo.

A expectativa da equipe jurídica de Ricardo Lewandowski é que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, apesar de ser de extrema-direita, não interfira na decisão judicial. O caso é tratado como questão técnica, e o histórico da deputada não deixa margem para dúvidas quanto à legalidade do pedido brasileiro.

Zambelli já está na lista da Interpol, com difusão vermelha, o que significa que pode ser presa a qualquer momento pela polícia italiana. Isso acelera o processo, e autoridades brasileiras acreditam que ela possa aguardar sob custódia o desfecho de sua extradição. A inclusão na lista ocorreu após sua fuga do país, demonstrando que há mobilização para garantir sua responsabilização.

O acordo entre Brasil e Itália prevê até 40 dias após a prisão para formalizar o pedido de extradição, mas Moraes já determinou que isso seja feito de forma imediata. Com a articulação internacional em andamento e o cerco se fechando, Zambelli deverá enfrentar a Justiça, seja em solo brasileiro ou sob custódia no exterior.
Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians