Thiago Ávila desafia repressão de Israel e entra em greve de fome por justiça

Portal Plantão Brasil
11/6/2025 09:20

Thiago Ávila desafia repressão de Israel e entra em greve de fome por justiça

0 0 0 0

408 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ativista brasileiro Thiago Ávila, de 38 anos, deve ser deportado por Israel até esta quinta-feira (12), segundo determinação da Justiça local. Detido na segunda-feira (9) por forças navais israelenses, Thiago integrava, ao lado de Greta Thunberg e outros ativistas, uma missão humanitária com destino à Faixa de Gaza, levando suprimentos à população palestina.

Coordenador da Coalizão Flotilha da Liberdade, Ávila iniciou greve de fome e água após a prisão, recusando-se a assinar documentos de deportação por não saber o paradeiro dos demais integrantes da missão. Ele foi levado ao centro de detenção em Ramleh, enquanto o governo israelense impôs uma absurda proibição de entrada de 100 anos aos ativistas que estavam a bordo do veleiro Madleen.

O Itamaraty declarou que reuniu os documentos necessários para a repatriação do ativista brasileiro, mas Ávila se manteve firme, recusando as condições impostas pelas autoridades israelenses. Greta Thunberg, por sua vez, já foi deportada e seguiu para a França. A jovem ativista foi ironizada pelas redes oficiais do governo de Israel, que debocharam da missão humanitária ao chamá-la de "Iate da Selfie".

A Coalizão Flotilha da Liberdade, que há anos organiza ações solidárias em defesa do povo palestino, denunciou a repressão israelense contra a tentativa de entrega de ajuda humanitária. Thiago gravou um vídeo pouco antes da prisão, relatando a interceptação do barco pelas forças armadas de Israel, ainda no domingo (8).

O ativista é natural de Brasília e tem longa trajetória em movimentos sociais e ambientais. Sua atuação na missão evidencia o compromisso com os direitos humanos e a denúncia do cerco criminoso que o Estado de Israel impõe à população civil de Gaza. Caso a deportação não se concretize até esta quinta, nova audiência está marcada para o dia 8 de julho.
Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians