PGR vê novas provas contra Braga Netto após depoimento desastroso

Portal Plantão Brasil
11/6/2025 15:15

PGR vê novas provas contra Braga Netto após depoimento desastroso

0 0 0 0

1888 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Procuradoria-Geral da República considerou frágil e cheia de contradições a participação do general Walter Braga Netto no processo que apura a tentativa de golpe de Estado. Réu e preso desde dezembro de 2024, o ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro foi o único a depor por videoconferência, em sessão marcada por lacunas e novas revelações que agravam sua situação.

Durante seu depoimento, Braga Netto tentou se afastar da acusação feita por Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, de que teria recebido uma caixa de vinho com dinheiro como pagamento por sua adesão ao plano golpista. O conteúdo da delação é devastador: o objetivo seria a “neutralização” do ministro Alexandre de Moraes, o que configura uma grave conspiração contra o Estado Democrático de Direito.

No entanto, ao tentar negar envolvimento, Braga Netto acabou se enrolando ainda mais. Ele mencionou contatos com aliados bolsonaristas que pediam repasses financeiros e citou diretamente o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Disse ter orientado Mauro Cid a buscar o tesoureiro do partido, Azevedo, o que escancara a conexão entre a cúpula do PL e os bastidores da operação golpista.

Ao abordar as mensagens interceptadas pela Polícia Federal, em que incita ataques ao então comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior, Braga Netto alegou não se lembrar do conteúdo e afirmou que as frases foram tiradas de contexto. As mensagens incluíam a ordem: “Senta o pau no Batista Jr. Inferniza a vida dele e da família.”

Para a PGR, o conteúdo das mensagens é claro e indica participação ativa do general na tentativa de pressionar os chefes das Forças Armadas para aderirem ao golpe. A postura de Braga Netto no depoimento, longe de esclarecer os fatos, abriu novas frentes de investigação e aumentou os riscos de uma condenação pesada.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians