370 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Irã denunciou ao Conselho de Segurança da ONU os bombardeios realizados por Israel contra instalações nucleares e militares em seu território, classificando os ataques como uma verdadeira “declaração de guerra”. O governo iraniano apelou para que o órgão internacional atue diante da escalada da violência no Oriente Médio, que ameaça fugir totalmente do controle.
A Rússia se posicionou firmemente contra a ação de Israel, chamando o ataque de “inaceitável” e destacando que não há justificativa para ofensivas militares contra um Estado soberano e membro da ONU. Moscou alertou para os riscos de uma crise global ainda mais grave caso a agressão israelense não seja contida.
Em retaliação imediata, o Irã lançou mais de 100 drones contra Israel, marcando o início de um confronto direto entre os dois países. A ofensiva iraniana, segundo analistas internacionais, foi uma resposta proporcional ao ataque sem precedentes que teve como alvo a infraestrutura nuclear iraniana.
A escalada do conflito reacende o alerta mundial sobre o risco de um enfrentamento de grandes proporções no Oriente Médio, em um cenário já fragilizado por anos de tensão envolvendo os direitos do povo palestino e o expansionismo militar de Israel.
Diante da situação, cresce a pressão internacional por uma resposta diplomática firme, que impeça novas violações do direito internacional e evite que a guerra se espalhe pela região, colocando em risco a paz e a segurança globais.
Enquanto o Conselho de Segurança da ONU ainda avalia sua posição, o mundo observa apreensivo o desdobramento desse confronto, que pode ser o mais perigoso da última década no Oriente Médio.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.