Em plena guerra, Irã sofre terremoto de 5,1 e entra em alerta total

Portal Plantão Brasil
20/6/2025 16:40

Em plena guerra, Irã sofre terremoto de 5,1 e entra em alerta total

0 0 0 0

653 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em meio à tensão provocada pela guerra com Israel, o Irã foi sacudido nesta sexta-feira (20) por um terremoto de magnitude 5,1, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor ocorreu a 10 quilômetros de profundidade, com epicentro localizado a cerca de 37 quilômetros da cidade de Semnan, no norte do país.

A agência estatal iraniana Tasnim apontou uma magnitude um pouco maior, de 5,2. Até o momento, não há relatos oficiais de vítimas ou danos materiais significativos, mas autoridades locais seguem monitorando a situação.

Esse tipo de evento não é novidade para o país. No início de 2023, um terremoto de 5,9 graus no noroeste iraniano, próximo à fronteira com a Turquia, deixou ao menos três mortos e mais de 800 feridos, além de dezenas de edificações destruídas.

O Irã está localizado em uma das regiões mais propensas a abalos sísmicos do mundo, devido à intensa atividade tectônica na junção das placas da Eurásia e da Arábia. O histórico de terremotos na região é extenso, frequentemente deixando rastros de destruição.

A combinação do risco natural com a crise geopolítica atual agrava o cenário, já que o país enfrenta bombardeios e constantes ameaças de Israel, aprofundando ainda mais o clima de instabilidade e insegurança da população iraniana.

As autoridades seguem em alerta, tanto pela possibilidade de novos tremores quanto pela escalada dos ataques israelenses, que colocam o país sob forte tensão militar e humanitária.

Com informações de O Tempo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians