1865 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
No Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a hegemonia do Ocidente chegou ao fim e que o futuro da economia e da geopolítica pertence ao BRICS+. O líder russo defendeu a consolidação de uma nova ordem multipolar e criticou o modelo de dominação ocidental, que, segundo ele, está ultrapassado.
“O modelo neocolonial do ‘bilhão dourado’ está superado”, declarou Putin, em referência às nações ricas que, historicamente, controlaram a economia global. Analistas ouvidos pela agência russa Sputnik destacaram que o discurso reflete a consolidação de uma nova realidade, na qual os países emergentes assumem papel de protagonismo.
Putin também ressaltou que a economia russa contrariou todas as previsões feitas pelo Ocidente. Apesar das sanções impostas desde 2022, o país alcançou o posto de quarta maior economia do mundo e a maior da Europa. Segundo a professora Anuradha Chenoy, o fracasso das sanções mostra que o Ocidente subestimou a capacidade de resiliência da Rússia. “Eles trataram a Rússia como um posto de gasolina com bandeira, mas Moscou respondeu com fortalecimento interno e novos acordos no Sul Global”, afirmou.
O discurso também abordou o setor militar. Segundo o analista sueco Mikael Valtersson, a indústria de defesa russa se reposiciona no mercado global, com demanda crescente por seus armamentos, especialmente em países do Sul Global. Ele lembrou que, enquanto o BRICS representava 12% do PIB mundial no ano 2000, hoje já responde por mais de 40%. “O centro de gravidade do poder econômico e político está mudando. E essa transformação é irreversível”, concluiu.
Com informações da Sputnik
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.