887 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A ordem de Donald Trump para atacar instalações nucleares no Irã gerou uma onda de indignação até entre aliados republicanos, que agora discutem abertamente a possibilidade de um pedido de impeachment contra o presidente. Parlamentares acusam Trump de violar gravemente a Constituição ao realizar uma ação militar sem qualquer autorização do Congresso.
O bombardeio destruiu três instalações no Irã e reacendeu o debate sobre os limites constitucionais do poder presidencial nos Estados Unidos. A legislação é clara: um presidente só pode autorizar ações militares em caso de declaração formal de guerra, autorização do Congresso ou resposta a um ataque direto — nenhum desses critérios foi cumprido.
O desconforto entre os próprios republicanos ficou escancarado. Thomas Massie classificou a ação como inconstitucional e apresentou uma resolução bipartidária para barrar novas ofensivas sem o aval do Legislativo. Outro republicano, Warren Davidson, reforçou que não há qualquer justificativa legal plausível para o ataque.
Do lado democrata, o tom subiu ainda mais. A deputada Alexandria Ocasio-Cortez acusou Trump de quebrar a Constituição e afirmou que o ato é motivo claro para um processo de impeachment. O senador Tim Kaine classificou a decisão como uma “guerra ofensiva por escolha” e prometeu pressionar o Senado para limitar os poderes de Trump.
Até nomes da direita, como Steve Bannon e Tucker Carlson, expressaram preocupação com o caminho tomado por Trump, criticando a escalada militar no Oriente Médio, justamente algo que o próprio presidente jurava evitar. Nem mesmo o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Estado Marco Rubio conseguiram conter a crise, apesar de tentarem minimizar, dizendo que os EUA não estão em guerra com o Irã.
A tensão agora é dupla: além do risco de uma escalada militar, cresce no Congresso, inclusive entre republicanos, a movimentação por uma reação institucional. E o fantasma de um novo processo de impeachment volta a rondar Donald Trump.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.