553 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em mais uma tentativa desesperada, a extrema direita bolsonarista aposta agora em uma audiência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, marcada para esta terça-feira (24), para tentar pressionar contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A articulação foi feita por aliados de Donald Trump e do próprio Jair Bolsonaro.
O golpista foragido Paulo Figueiredo, que é investigado por tentativa de golpe no Brasil, foi escalado para participar da audiência. Ele pretende atacar Moraes, acusando-o de “perseguição sistemática” e tentando vender aos americanos a narrativa criminosa de que existe repressão política no Brasil.
Figueiredo também vai citar outros fugitivos da Justiça brasileira, como Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Allan dos Santos, Rodrigo Constantino e Filipe Martins, todos envolvidos em ações antidemocráticas e protegidos atualmente nos Estados Unidos ou na Itália. Até Elon Musk será mencionado, numa tentativa patética de ampliar a retórica bolsonarista contra o Judiciário brasileiro.
A audiência, que terá participação de organizações como a Anistia Internacional, não cita Alexandre de Moraes formalmente, mas a intenção dos golpistas é clara: tentar registrar em ata qualquer fala que sirva como munição para pressionar o governo dos EUA por sanções contra o ministro e o STF.
O responsável por abrir espaço para essa aberração é Chris Smith, deputado aliado da extrema direita trumpista e defensor de projetos que atacam diretamente o Judiciário brasileiro. O presidente da comissão, James McGovern, já havia negado pedidos anteriores para esse tipo de audiência, mas acabou cedendo, pressionado pelos trumpistas.
Vale lembrar que Paulo Figueiredo é denunciado pela Procuradoria-Geral da República por tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, dano ao patrimônio da União e outros crimes. Ele teve seus perfis nas redes sociais derrubados e seu passaporte cancelado, mas, mesmo foragido, segue articulando ataques contra a democracia brasileira.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.