452 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, partiu pra cima tanto de Israel quanto do Irã após ambos ignorarem uma trégua que ele havia anunciado poucas horas antes. Visivelmente irritado, Trump declarou que Israel, em especial, simplesmente "descarregou bombas como nunca viu" logo após aceitar o cessar-fogo.
Trump afirmou a jornalistas que os dois países estão tão acostumados a viver em guerra que “nem sabem mais o que estão fazendo”. A maior crítica foi direcionada a Israel, que, segundo ele, rompeu a trégua com bombardeios massivos assim que o acordo foi fechado.
A indignação de Trump veio após o Ministério da Defesa de Israel anunciar novos ataques sob a justificativa de que o Irã teria descumprido o cessar-fogo. A resposta do presidente norte-americano foi dura: “Israel, não lance essas bombas. Se fizer, é uma violação grave. Traga seus pilotos de volta, agora!”, escreveu em sua rede Truth Social.
O tom de ameaça escancarou a crise diplomática. Trump deixou claro que não aceitará mais provocações nem de Israel, muito menos do Irã. Segundo ele, não sabe sequer se os ataques foram deliberados ou fruto da total incapacidade dos dois lados de controlarem suas próprias forças.
As tensões no Oriente Médio seguem em escalada, com ambos os lados se acusando mutuamente de romper o cessar-fogo, enquanto mantêm operações militares. As declarações de Trump adicionaram ainda mais combustível ao conflito, abrindo uma crise até mesmo entre ele e o governo de Benjamin Netanyahu.
Trump encerrou suas falas antes de embarcar para a cúpula da OTAN em Haia, deixando claro que não vai tolerar violações do acordo que ele próprio intermediou, e cobrou que tanto Israel quanto o Irã recuem imediatamente.
Assissta ao vídeo:
NOW: Trump says Israel and Iran "don’t know what the f*ck they're doing."
— ADAM (@AdameMedia) June 24, 2025
pic.twitter.com/mNCaxwtdU2