1164 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O bolsonarista Paulo Figueiredo, neto do último ditador do Brasil, foi humilhado publicamente durante audiência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, nesta terça-feira (25). Em Washington, o propagandista da extrema direita tentou vender a narrativa mentirosa de que o Brasil vive uma “ditadura” sob o ministro Alexandre de Moraes, pedindo sanções contra autoridades brasileiras.
O tiro saiu pela culatra quando o deputado democrata Jim McGovern, uma das principais lideranças em defesa dos direitos humanos no Congresso americano, tomou a palavra. McGovern ironizou o neto do ditador, arrancando risadas da plateia: “Fico feliz que você se sinta seguro como jornalista nos EUA. Não tenho certeza se me sinta seguro como político aqui, mas essa é a realidade”.
Ao ser interrompido por Figueiredo com uma pergunta provocativa sobre políticos presos nos Estados Unidos, o congressista respondeu imediatamente: “Um senador foi algemado e tivemos assassinatos políticos”. Ele se referia ao senador Alex Padilla, que recentemente foi derrubado e algemado ao tentar questionar uma secretária do governo Trump, e ao assassinato da senadora estadual Melissa Hortman, alvo de um extremista com lista de vítimas.
Paulo Figueiredo ainda tentou provocar o deputado americano, convidando-o a ir ao Brasil “e tentar” ser político. McGovern encerrou a discussão com firmeza: “Estou tentando salvar a nossa democracia”, encerrando o teatro bolsonarista com uma resposta à altura.
O deputado Jim McGovern é um histórico defensor dos direitos humanos, respeitado por sua atuação contra a tortura, em defesa do fechamento de Guantánamo e na luta por justiça social em diversos países. Ele já defendeu o povo Rohingya, denunciou violações no Bahrein, Colômbia e Nigéria, e também atua em defesa da população do Tibete.
Enquanto Figueiredo atua no exterior para atacar o Brasil e bajular Donald Trump, líderes como McGovern mostram que democracia se defende com verdade e coragem — não com mentiras e saudade da ditadura.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.