5949 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em 2016, a Polícia Federal desmantelou um esquema milionário de corrupção que atingia o núcleo familiar do hoje presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), um dos líderes do centrão que hoje pressiona o governo Lula. A mãe do deputado, Illana Motta, foi presa preventivamente, e sua avó, Francisca Motta, afastada do cargo de prefeita de Patos, no sertão paraibano.
A operação batizada de Veiculação investigou fraudes em licitações e contratos que somavam mais de R$ 11 milhões em recursos federais. O dinheiro vinha de programas sociais e da saúde, como o Fundeb, o Pró-Jovem Trabalhador e o Transporte Escolar. O relatório da Controladoria-Geral da União já havia apontado, em 2012, contratações direcionadas, superfaturamento e desvios.
Illana Motta, mãe do atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e a avó dele, Francisca Motta
Na época, Illana ocupava o cargo de chefe de gabinete da própria mãe, então prefeita. A investigação alcançou outras cidades do sertão, como Emas e São José de Espinharas. Prefeitos foram afastados e dois deles chegaram a ser presos. As câmaras municipais tiveram que empossar os vice-prefeitos, revelando o grau de contaminação política da rede de corrupção.
A Operação também escancarou o domínio político da família Motta na região de Patos. O clã comanda a política local desde os anos 1950. O avô de Hugo, Nabor Wanderley da Nóbrega, foi prefeito na década de 1950. Seu pai, Nabor Wanderley Filho, foi prefeito entre 2005 e 2012 e chegou a ser condenado por improbidade, mas, mesmo assim, voltou à prefeitura em 2024.
A teia de parentesco envolvida no escândalo é extensa. Illana Motta é casada com Renê Trigueiro Maroca, ex-prefeito de São José de Espinharas, e outro envolvido na investigação era ex-marido de uma das filhas dela. O escândalo mostra como a velha política, marcada por oligarquias familiares, segue viva e com poder dentro do Congresso.
Hoje, esse mesmo Hugo Motta tenta se apresentar como defensor da moralidade fiscal, mas seu histórico familiar, atolado em corrupção e desvio de recursos de programas sociais, revela a verdadeira face de quem trabalha nos bastidores para sabotar um governo popular e comprometido com os mais pobres.
Leia AQUI a notícia da ocasião:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.