700 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Gabriela Ribeiro Cid, esposa do tenente-coronel Mauro Cid, prestou depoimento à Polícia Federal e confirmou que gravou uma ligação de Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação de Jair Bolsonaro, em que ele tentava interferir diretamente na defesa do ex-ajudante de ordens do ex-presidente. A gravação, segundo ela, foi posteriormente apagada por receio pessoal.
O depoimento revela que Wajngarten fez diversas ligações insistentes entre agosto e setembro de 2023, inclusive para a filha do casal, Giovana Cid. Pressionada pelos contatos, Gabriela decidiu atender e registrou a conversa em vídeo. Nela, o aliado bolsonarista tentava persuadi-la a convencer Mauro Cid a trocar seu advogado, após ele passar a ser representado por Cezar Bittencourt.
Gabriela explicou que gravou a ligação por precaução, com medo de se envolver em problemas judiciais. Ainda assim, afirma ter apagado o conteúdo por se sentir culpada, acreditando que estaria traindo alguém que “aparentemente” queria ajudar — uma justificativa que só reforça o clima de intimidação promovido por aliados de Bolsonaro.
A relação próxima entre Cid e Wajngarten, construída durante os tempos de governo, torna ainda mais grave a tentativa de influência sobre a estratégia jurídica de quem já havia decidido colaborar com a Justiça. A pressão exercida, inclusive sobre membros da família, configura possível obstrução de Justiça.
Diante da gravidade dos fatos, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal ouça Fábio Wajngarten e os advogados de Bolsonaro, dentro da investigação que apura as tentativas de sabotar a delação de Mauro Cid e interferir no processo que envolve a trama golpista de 2022.
Os episódios mostram até onde vai o desespero do bolsonarismo para tentar blindar seus líderes, usando até familiares de delatores como instrumentos de pressão. Mas o cerco se fecha, e a Justiça avança.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.