“Sociedade de ponta-cabeça”: Haddad expõe Brasil onde pobres sustentam os ricos

Portal Plantão Brasil
27/6/2025 17:00

“Sociedade de ponta-cabeça”: Haddad expõe Brasil onde pobres sustentam os ricos

0 0 0 0

3908 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou duramente, nesta sexta-feira (27), a inversão de prioridades no Brasil, onde os mais pobres sustentam os privilégios dos mais ricos. Durante palestra na Faculdade de Direito da USP, Haddad afirmou que só aceitou chefiar a economia no governo Lula com a garantia de que o lema de campanha seria cumprido: colocar o pobre no orçamento e o rico no imposto de renda.

Haddad revelou que, atualmente, o Estado concede cerca de R$ 800 bilhões por ano em renúncias fiscais ao setor privado. Segundo ele, trata-se de uma estrutura desigual e injusta: “Temos uma sociedade de ponta-cabeça, em que a base da pirâmide sustenta o Estado, enquanto o topo não paga a sua parte”. O ministro também alertou que, no Brasil, “ajuste fiscal sempre significou cortar direitos do povo”.

Com tom crítico e irônico, Haddad questionou quem realmente paga a conta do ajuste fiscal: “Quando vamos chamar a turma da cobertura para pagar o condomínio, o assunto perde a graça. A elite econômica foge do debate”. A fala do ministro reflete o esforço do governo em inverter essa lógica, mas também a resistência de setores poderosos que operam dentro e fora do Congresso.

As declarações ocorrem em meio à tensão entre o governo federal e o Congresso, após parlamentares bolsonaristas e do centrão derrubarem um decreto que reajustava o IOF, medida necessária para cumprir metas fiscais. A votação, feita de forma virtual e sorrateira, escancarou mais uma ofensiva contra o governo Lula.

O presidente Lula já anunciou que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal para reverter a manobra. A Advocacia-Geral da União (AGU) iniciou uma avaliação técnica das medidas jurídicas cabíveis e pediu informações ao Ministério da Fazenda para embasar a ação. A decisão visa proteger o equilíbrio fiscal sem sacrificar os mais pobres.

O embate revela o verdadeiro conflito em curso no Brasil: de um lado, um governo comprometido com justiça social e responsabilidade fiscal; do outro, um Congresso rendido aos interesses da elite e empenhado em manter privilégios enquanto ataca direitos.
Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians