2992 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean, com autorização do Supremo Tribunal Federal, para investigar um esquema de desvio de emendas parlamentares que envolve o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), seu assessor e prefeitos do interior da Bahia. A ação atinge diretamente o uso político de verbas públicas em conluios entre gabinetes parlamentares e prefeituras.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Salvador e em cidades do interior baiano, além do afastamento cautelar de três servidores públicos. A operação é mais uma iniciativa do STF e da PF para desarticular o uso criminoso de emendas parlamentares, cada vez mais alvo de denúncias desde a consolidação do chamado “orçamento secreto”.
As investigações apontam que as emendas de Mendonça Júnior foram repassadas irregularmente a três municípios, com participação direta de seu assessor, Marcelo Chaves Gomes, apontado como operador financeiro do esquema. Gomes teve o sigilo quebrado e foi afastado do cargo. Também foram alvos o prefeito de Ibititá, Humberto Raimundo; o prefeito de Boquira, Alan Machado; e o ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro.
Além de agentes públicos, empresários e empresas supostamente envolvidos em fraudes em contratos e licitações também estão sendo investigados. A quebra do sigilo telefônico do deputado foi autorizada pelo ministro Kassio Nunes Marques, relator do caso no STF.
Félix Mendonça se manifestou por meio de nota, afirmando ter sido “surpreendido” por ser alvo da operação. O parlamentar nega qualquer irregularidade e insiste que as emendas foram encaminhadas “de forma lícita” e com objetivo “exclusivamente político”. A fala, no entanto, não convenceu os investigadores, que avançaram na coleta de provas.
A operação reforça o cerco contra o uso abusivo das emendas parlamentares — prática que, sob aparência legal, tem servido de escudo para corrupção institucionalizada. STF e Polícia Federal seguem cumprindo papel decisivo no combate à farra com dinheiro público.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.