3098 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em um marco histórico para a reforma agrária, o presidente Lula entregou nesta sexta-feira (27) 1,9 milhão de hectares de terras da União ao povo do Tocantins - a maior regularização fundiária já realizada no estado. A ação, que beneficiará diretamente 896 famílias através da criação de sete novos assentamentos, representa um passo fundamental na correção de desigualdades históricas e no fortalecimento da agricultura familiar.
"Essa terra pertence ao povo, não à União", declarou Lula durante cerimônia em Araguatins, destacando que a medida vai permitir que famílias agricultoras "produzam alimentos para o Brasil". A ministra Esther Dweck reforçou: "O patrimônio da União é do povo e tem que voltar para o povo". Além dos assentamentos, foram entregues 169 títulos de propriedade rural para agricultores familiares em 24 municípios.
O pacote faz parte do programa Imóvel da Gente, que já destinou mais de mil propriedades federais para fins sociais desde 2023. Para o ministro Paulo Teixeira, a iniciativa combina "justiça social e desenvolvimento", garantindo segurança jurídica aos pequenos produtores enquanto fortalece a produção de alimentos. A ação contrasta com a política fundiária dos anos anteriores, quando a reforma agrária foi praticamente paralisada.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.