1537 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Programa Universidade para Todos (ProUni), uma das principais políticas de inclusão no ensino superior, está com inscrições abertas para mais de 211 mil bolsas em instituições privadas em todo o país. Desse total, 118 mil são integrais e 93 mil parciais (50% da mensalidade), reforçando o compromisso do governo Lula com a democratização da educação. Criado em 2004, o programa já beneficiou milhões de jovens de baixa renda, especialmente negros, indígenas e egressos de escolas públicas.
As bolsas estão distribuídas em 887 instituições, com destaque para cursos como Administração (13.774 vagas), Direito (13.152), Pedagogia (11.339) e Educação Física (8.939). Para participar, os estudantes precisam ter feito o Enem em 2024 ou 2025, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. As regras de renda mantêm os critérios de inclusão: até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais e até 3 salários para parciais.
As inscrições vão até 4 de julho pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da primeira chamada sai em 7 de julho, e a segunda será divulgada no dia 28. O ProUni é um dos pilares da política educacional do governo federal, garantindo acesso ao ensino superior para quem mais precisa e contribuindo para reduzir as desigualdades sociais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.