569 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou o pedido da Defensoria Pública da União para suspender a análise da denúncia contra o bolsonarista Paulo Figueiredo, neto do ditador João Figueiredo. Ele é o único membro do chamado “núcleo 5” da tentativa de golpe de Estado que ainda não responde formalmente a um processo penal no STF.
Figueiredo, ex-comentarista da Jovem Pan e residente no exterior, tentou fugir da responsabilização alegando não ter sido notificado, mesmo aparecendo em vídeo nas redes dizendo estar “louco para ser interrogado”. Para Moraes, está evidente que o acusado tem total conhecimento da denúncia e que não há qualquer prejuízo à sua defesa.
Diante das tentativas de manobra jurídica, Moraes determinou a continuidade da tramitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República, que acusa Figueiredo por participação em organização criminosa, tentativa de abolição do estado democrático de direito, golpe de Estado, deterioração de patrimônio público e disseminação de fake news.
O ministro considerou válida a citação por edital realizada em fevereiro, após diversas tentativas de notificação pessoal. Como a DPU, designada para apresentar defesa, pediu a suspensão do caso e não apresentou os argumentos, Moraes ordenou que a instituição cumpra sua função e entregue a defesa em nome do bolsonarista fugitivo.
Caso a Primeira Turma do STF aceite a denúncia da PGR após essa nova fase, Paulo Figueiredo se tornará réu formal por sua atuação golpista no núcleo de desinformação, aquele responsável por espalhar mentiras para deslegitimar as instituições democráticas.
O caso evidencia mais um entre tantos exemplos de bolsonaristas que tentam posar de valentes nas redes sociais, mas se escondem quando precisam responder à Justiça. O Supremo segue firme para garantir que nenhum golpista escape da lei.
Veja:
URGENTE! Paulo Figueredo após ser decretada prisão dele, detona Moraes e lava a alma dos povo brasileiro decente. ???? pic.twitter.com/MYrMEzctqn
— Fátima Pessoa ?????????????? (@FtimaPesso2719) May 25, 2025