2047 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a demonstrar seu autoritarismo ao ameaçar deportar Elon Musk, empresário bilionário que foi seu aliado até recentemente. A declaração foi feita nesta terça-feira (1º), após Musk criticar o projeto de orçamento federal defendido por Trump. O dono do X (antigo Twitter), que chegou a ser o maior doador da campanha republicana em 2024, rompeu com o governo em junho e agora é alvo direto da fúria do mandatário de extrema-direita.
Desde o rompimento, Musk passou a denunciar publicamente o abandono das pautas ambientais por parte dos republicanos, acusando Trump de sabotar avanços em veículos elétricos e energias limpas. O bilionário inclusive sugeriu fundar o “Partido América” como alternativa política caso o projeto de orçamento fosse aprovado.
Em retaliação, Trump ameaçou usar a DOGE, uma comissão federal que antes era chefiada por Musk, para investigar os subsídios recebidos por suas empresas, como Tesla e SpaceX. Durante coletiva na Casa Branca, o presidente ironizou: “Talvez tenhamos que impor o DOGE ao Elon... o monstro pode ter que voltar e devorá-lo”.
A tensão escalou após Musk afirmar que Trump foi citado nos chamados “arquivos de Epstein”, conjunto de documentos que detalham conexões do falecido magnata Jeffrey Epstein, acusado de tráfico e abuso sexual de centenas de menores. A acusação ampliou o embate entre os dois, colocando em evidência os bastidores podres de parte da elite conservadora americana.
Trump respondeu elevando o tom das ameaças: sugeriu que Musk só chegou onde chegou graças aos subsídios do governo e insinuou que o bilionário pode “perder tudo”. Na plataforma Truth Social, Trump afirmou que, sem ajuda estatal, “Elon provavelmente teria que fechar tudo e voltar para a África do Sul”.
O caso expõe não apenas a instabilidade do governo norte-americano sob Trump, mas também o quanto os aliados do bolsonarismo internacional são perigosos, incoerentes e dispostos a destruir até seus antigos apoiadores em nome do poder absoluto.
Musk respondeu: ’É tão tentador escalar isso. Tão, tão tentador...mas vou me refrear por enquanto"
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.