927 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
A hashtag “Congresso da mamata” explodiu nas redes sociais nesta terça-feira (1º), ultrapassando 163 mil publicações já no início da manhã. O termo foi impulsionado pela indignação popular diante da conduta do Congresso Nacional, que derrubou o decreto do presidente Lula que aumentava o IOF para bancos e seguradoras — o que renderia R$ 10 bilhões ao Estado para programas sociais — ao mesmo tempo em que aprovava mais privilégios, como o aumento no número de deputados federais.
Internautas acusam o Legislativo de proteger os super-ricos enquanto sacrifica os mais pobres. Uma das postagens mais compartilhadas denunciou: “O Congresso desmonta o orçamento público para proteger privilégios, enquanto o povo sangra em silêncio, traído por quem deveria protegê-lo.” Outra crítica viral afirmou que a elite política “pisa na Constituição como se fosse trapo velho”.
Diante das derrotas impostas pela maioria conservadora do Congresso, o PT intensificou a campanha pela “Taxação BBB” — bilionários, bancos e bets — como caminho justo para reequilibrar as contas públicas, sem penalizar quem mais precisa. A proposta de reforma do Imposto de Renda, travada pelos mesmos setores que barraram o decreto do IOF, voltou ao centro da mobilização.
Com vídeos de forte apelo visual circulando nas redes, como brasileiros carregando sacos com a palavra “imposto” nas costas, a campanha do PT evidencia que a carga tributária recai injustamente sobre o povo, enquanto a elite continua blindada. A mensagem é clara: quem é a favor do povo, aprova a Taxação BBB.
A pressão nas redes sociais já está sendo sentida no Congresso. Postagens apontam que deputados do Centrão estão desconfortáveis com a onda de críticas que já ecoa nas ruas. “Não vamos parar”, garantem os militantes digitais. A revolta contra a sabotagem do governo Lula cresce a cada dia.
A expressão “Congresso da mamata” se consolidou como símbolo da indignação popular contra um parlamento que barra avanços sociais, mas garante regalias aos seus membros e aos poderosos que financiam seus mandatos.
Veja:
Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets
— PT Brasil (@ptbrasil) June 30, 2025
Mais justiça tributária e menos desigualdades. Com taxação de 140 mil super-ricos e apostas on-line, 25 milhões de brasileiros deixarão de pagar Imposto de Renda. pic.twitter.com/0pGKvMSmgG
CONGRESSO DA MAMATA
— PRAVDA-BR (@pravda_br) July 1, 2025
O pior da história. pic.twitter.com/lDAJ1a0akI
Você concorda com isso? CONGRESSO DA MAMATA pic.twitter.com/Q0zqLSaidJ
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) June 30, 2025
Não é possível que o brasileiro não se rebele com esse congresso atual. É preciso se rebelar.
— Artemis Zamis (@esquerdeando) June 30, 2025
CONGRESSO DA MAMATA pic.twitter.com/6jStVCCYug
Proibido passar por essa foto sem comentar:
— Dilma Debochada (@dilma_debochada) June 30, 2025
CONGRESSO DA MAMATA pic.twitter.com/8fnn1dbMRg
Seguindo quem comentar aqui:
— Janoninho (@_Janoninho) June 30, 2025
CONGRESSO DA MAMATA pic.twitter.com/yg0UQDcocn
Não tem vídeo melhor para definir o que é o Congresso Nacional
— carol oliva ?? (@carololivapsi) June 30, 2025
CONGRESSO DA MAMATA pic.twitter.com/DWnDMYfaru
O povo não aguenta mais esse CONGRESSO DA MAMATA!!! pic.twitter.com/s0X4zzIYGB
— CostaJr2026 (@CostaJr2023) June 30, 2025
Não vamos aceitar esse retrocesso.
— Keila (@KAS_1406) July 1, 2025
HUGO MOTTA TRAIDOR
CONGRESSO DA MAMATA pic.twitter.com/BCpZzuYk1N