Hugo Motta retoma PEC de Guedes. Centrão quer privatizar SUS e educação

Portal Plantão Brasil
2/7/2025 14:35

Hugo Motta retoma PEC de Guedes. Centrão quer privatizar SUS e educação

0 0 0 0

1357 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Depois de fugir da imprensa no Fórum de Lisboa, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), mostrou a quem realmente serve: os bilionários da Faria Lima e os defensores do desmonte do Estado. Motta anunciou que pretende avançar com a PEC 32/2020, proposta por Paulo Guedes ainda no governo Bolsonaro, e enterrada após forte resistência popular. A medida agora ressurge com apoio da mídia liberal e dos mesmos setores que tentaram sabotar o governo Lula na votação do IOF.

A PEC, travestida de “modernização”, abre caminho para o sucateamento do serviço público, permitindo a terceirização de áreas fundamentais como saúde, educação e assistência social. O texto também autoriza parcerias entre governos e empresas privadas para execução de serviços públicos — com ou sem contrapartida financeira — em nome da "eficiência", mas com evidente viés privatista.

O relator da proposta, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), não escondeu o objetivo real da reforma: cortar direitos sociais. Em entrevista ao InfoMoney, plataforma da Faria Lima, defendeu medidas que incluem desvincular gastos sociais do salário mínimo, impor tetos para saúde e educação e cortar benefícios de setores como o Simples e a Zona Franca de Manaus. É o pacote neoliberal completo: mais arrocho para o povo e mais lucros para os ricaços.

Em audiência pública, a professora Claudia Passador, da USP, desmontou os mitos propagados pela direita para justificar a PEC. Segundo ela, a promessa de combate a privilégios não atinge os verdadeiros beneficiados dos supersalários, e sim os servidores de base. A tal “modernização” ignora qualquer proposta de capacitação e investimento no funcionalismo, tratando a precarização como política de Estado.

Claudia também alertou para os riscos de corrupção com a perda da estabilidade dos servidores. Segundo ela, contratos frágeis aumentam a vulnerabilidade a pressões políticas e minam a independência de órgãos estratégicos como a Receita Federal. A reforma, longe de modernizar, pode entregar o Estado nas mãos de interesses privados e políticos corruptos — um projeto de país para poucos.

Enquanto Motta e seus aliados correm para agradar os bilionários, o presidente Lula dobra a aposta a favor do povo: defende a taxação dos super-ricos e enfrenta o conluio entre o centrão e o mercado. A tentativa de retomar a agenda neoliberal por meio da PEC 32 é mais um capítulo do golpe dos ricaços contra a reconstrução do Brasil.
Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians