480 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em meio à crise gerada pela derrubada do decreto que aumentava o IOF, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, em sua residência oficial. A reunião, que durou cerca de uma hora, foi vista como um gesto de distensionamento após o duro golpe aplicado por Alcolumbre e Hugo Motta (Republicanos-PB) ao governo Lula.
Segundo aliados, o senador classificou o encontro como produtivo e sinalizou disposição para o diálogo, mesmo após ter liderado um movimento que atendeu aos interesses da Faria Lima e prejudicou o ajuste fiscal proposto pelo ministro Fernando Haddad. Enquanto isso, Durigan reforçou que não é possível aprovar leis genéricas para cortar incentivos fiscais sem critério técnico.
O encontro ocorre após o governo decidir recorrer ao STF para restabelecer os decretos derrubados, numa resposta firme ao Congresso. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o objetivo é manter a estabilidade na relação com o Legislativo, embora tenha deixado claro que as prerrogativas do Executivo não serão abandonadas.
A movimentação do governo também inclui a articulação com o presidente da Câmara, Hugo Motta, que ainda está em Lisboa participando do evento jurídico promovido por Gilmar Mendes. Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, e Guimarães devem se reunir com ele assim que retornar ao país.
Apesar do tom diplomático adotado por alguns parlamentares, a base do governo tem intensificado a denúncia pública de que o Congresso, sob influência direta de setores bilionários, tenta impedir o avanço de pautas que beneficiam a população. Nas redes sociais, a disputa é retratada como o embate entre o Brasil real e os interesses dos super-ricos.
Enquanto isso, Haddad segue na Argentina, acompanhando a cúpula do Mercosul, mas aguarda resposta de um telefonema feito a Motta, sem retorno até agora. O governo sinaliza que quer o diálogo, mas não aceitará chantagem de quem atua como correia de transmissão dos donos do dinheiro.
Com informações da Folha de São Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.