Escárnio no Congresso: PL defende prisão só à noite para Zambelli e trabalhos de dia no Congresso

Portal Plantão Brasil
3/7/2025 16:21

Escárnio no Congresso: PL defende prisão só à noite para Zambelli e trabalhos de dia no Congresso

0 0 0 0

3798 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O bolsonarismo segue tentando zombar das instituições. O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), sugeriu nesta quarta-feira (2) que Carla Zambelli, mesmo condenada à prisão, possa voltar ao Congresso durante o dia e dormir na cadeia à noite. A proposta surreal foi feita após a aliada de Bolsonaro ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato por invadir ilegalmente o sistema do Conselho Nacional de Justiça.

Zambelli, foragida na Itália, teve prisão preventiva decretada por Alexandre de Moraes após sua fuga do Brasil. Embora seu advogado diga que ela pretende voltar, até agora não há qualquer data para retorno. A deputada representa o que há de mais perigoso no bolsonarismo: desprezo pela Justiça, tentativas de burlar a lei e uso político de mandatos para se esconder de punições.

A tentativa de preservar o mandato da foragida bolsonarista ganhou força com a omissão do presidente da Câmara, Hugo Motta. Inicialmente, ele acenou que acataria a decisão do STF que determinou a perda automática do mandato, mas, após pressão da extrema-direita, recuou e disse que a decisão caberá ao plenário. A manobra gerou críticas e evidenciou a tensão entre os Poderes.

A CCJ da Câmara está analisando o processo de cassação da deputada. A defesa de Zambelli já foi apresentada e será avaliada antes de ir ao plenário. Mesmo condenada, bolsonaristas tentam mantê-la no cargo, reforçando a blindagem de seus aliados criminosos.

Ao defender que Zambelli trabalhe no Congresso e volte à prisão à noite, Sóstenes ignora a gravidade dos crimes e repete a velha prática bolsonarista de tentar normalizar absurdos. Trata-se de mais uma tentativa da extrema-direita de desmoralizar as decisões do Judiciário e proteger seus quadros a qualquer custo.

O caso revela o desespero de um grupo político que perdeu força, mas continua disposto a esticar a corda institucional para proteger seus cúmplices. A sociedade precisa estar atenta para que a impunidade não volte a ser regra no Brasil.
Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians