A jornalista Míriam Leitão desmentiu com firmeza a fake news ventilada por Andréia Sadi, da GloboNews, que tentou responsabilizar a primeira-dama Janja da Silva pela ausência do presidente da China, Xi Jinping, na Cúpula do BRICS. Segundo Míriam, o líder chinês já havia informado Lula que não viria ao Brasil por ter compromissos anteriores e por já ter visitado o país recentemente, em novembro, durante o G20.
Míriam reforçou que a ausência não representa distanciamento da China, que segue fortemente engajada com o governo Lula e com o BRICS. A jornalista também rebateu as insinuações maliciosas de Sadi sobre um suposto desconforto causado por Janja durante jantar em Pequim, quando a primeira-dama defendeu crianças e adolescentes contra os efeitos nocivos do TikTok — algo que bolsonaristas jamais fariam.
Miriam Leitão contraria Andreia Sadi e explica o verdadeiro motivo da ausência de Xi Jinping na cúpula do BRICS pic.twitter.com/6j6xDpjR45
— Abel Ferreira Comunista! (@AugustodeS62143) July 3, 2025
A China será representada pelo primeiro-ministro Li Qiang, mantendo o alto nível de representação. A tentativa de parte da imprensa de transformar uma ausência protocolar em crise diplomática é mais uma amostra do esforço de setores ligados ao bolsonarismo para atacar o governo Lula e sua articulação internacional sólida.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, também cancelou sua vinda por razões graves: ataques recentes sofridos por seu país por parte de Israel e dos Estados Unidos. Lula já foi comunicado diretamente e segue em contato com os líderes envolvidos.
Além de Xi e Pezeshkian, Vladimir Putin, da Rússia, e Abdel Fattah al-Sisi, do Egito, também não estarão presencialmente na cúpula no Rio, mas enviam representantes. Todos os países reforçaram apoio ao Brasil e à liderança de Lula no BRICS ampliado.
As mentiras lançadas contra Janja fazem parte de uma velha tática bolsonarista: atacar mulheres fortes e influentes no governo para desestabilizar avanços políticos e sociais. Mas desta vez, a própria GloboNews desmentiu a narrativa, mostrando que Lula segue com respaldo internacional e protagonismo mundial.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.