1313 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 643 pessoas pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. O balanço foi divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), órgão responsável pelas denúncias.
As condenações abrangem crimes como associação criminosa armada, dano qualificado, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. As penas variam de 3 a 17 anos de prisão, além do pagamento solidário de R$ 30 milhões pelos danos causados a patrimônios históricos, obras de arte e equipamentos públicos.
Paralelamente, 555 acusados firmaram acordos de não persecução penal (ANPP) por não terem participado diretamente das depredações. Eles confessaram os crimes e receberam penas alternativas: prestação de serviços comunitários e curso sobre democracia. Esses indivíduos também terão o passaporte retido, o porte de arma revogado e pagarão R$ 5 milhões por danos morais coletivos.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.