1605 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exerceu seu direito de voto neste domingo (6) para a eleição que definirá o novo presidente do Partido dos Trabalhadores. A votação ocorreu no hotel onde o petista está hospedado no Rio de Janeiro, cidade que sedia a cúpula do BRICS. Uma urna eleitoral foi levada especialmente ao local para que Lula pudesse participar do Processo de Eleição Direta (PED) do PT.
Cerca de 2,96 milhões de filiados em todo o país estão aptos a escolher os próximos dirigentes do partido para o quadriênio 2025-2029. Os candidatos à presidência são Edinho Silva (ex-ministro e atual secretário de governo de São Paulo), Romênio Pereira (responsável pelas Relações Internacionais do partido) e Valter Pomar (diretor da Fundação Perseu Abramo).
A contagem dos votos será manual e iniciará imediatamente após o fechamento das urnas às 17h. O PT divulgou nas redes sociais o momento da votação de Lula, destacando: "Exemplo dado e direito exercido!", e incentivou a participação dos filiados com a mensagem: "Dá tempo de fazer a sua parte!".
?? Logo cedo, quem já foi votar no PED 2025 foi ele: o presidente Lula!
— PT Brasil (@ptbrasil) July 6, 2025
??? Exemplo dado e direito exercido! E você, já foi votar hoje?
Hoje é dia de fortalecer a democracia com atitude e participação.
?? A votação vai até as 17h — ainda dá tempo de fazer a sua parte!#PED2025… pic.twitter.com/rzJCs0PE0Z