1347 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Supremo Tribunal Federal já responsabilizou 1.198 golpistas envolvidos na tentativa de destruição das instituições democráticas no 8 de janeiro de 2023. O balanço, divulgado pelo Ministério Público Federal, mostra o avanço da Justiça contra os criminosos que atacaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o próprio STF, em uma ação coordenada por apoiadores de Jair Bolsonaro que não aceitaram o resultado das urnas.
Do total de acusados, 643 foram condenados com penas que variam de 3 a 17 anos de prisão, dependendo da gravidade dos atos. Desses, 270 foram identificados como participantes diretos da invasão e depredação dos prédios públicos. A Justiça utilizou vídeos dos próprios radicais, imagens de câmeras de segurança, DNA e outros recursos para comprovar as ações. A todos foi imposta uma multa coletiva de R$ 30 milhões por danos morais ao país.
Outros 555 investigados assinaram acordos de não persecução penal por envolvimento em crimes considerados menos graves, como incitação ao crime e associação criminosa. São, em sua maioria, bolsonaristas que acamparam em frente ao QG do Exército pedindo golpe militar após a vitória de Lula nas eleições de 2022.
Esses acordos preveem que os réus cumpram penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade e realização de curso sobre democracia, além de ficarem proibidos de usar redes sociais por um ano. Também terão que pagar, de forma coletiva, R$ 5 milhões em indenizações por danos morais ao povo brasileiro.
Entre os crimes cometidos pelos condenados estão tentativa de golpe de Estado, destruição de patrimônio público tombado, dano qualificado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito — uma ofensiva que buscava reverter à força o resultado eleitoral legítimo que reconduziu Lula à Presidência.
Com essa ação firme, o STF demonstra que os tempos de impunidade para golpistas e fanáticos seguidores de Bolsonaro estão ficando para trás. A democracia venceu nas urnas e segue sendo protegida nas instituições.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.