1526 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com firmeza e altivez às declarações indevidas de Donald Trump, que tentou defender Jair Bolsonaro — hoje réu no Supremo Tribunal Federal por liderar uma tentativa de golpe de Estado após ser derrotado democraticamente nas urnas em 2022. Em sua resposta, Lula deixou claro que o Brasil é um país soberano e não aceitará interferências externas.
“Somos um país com instituições sólidas e independentes. A defesa da democracia compete aos brasileiros. Ninguém está acima da lei, muito menos quem atenta contra o Estado de Direito”, afirmou o presidente em sua conta na rede X, antigo Twitter. A fala foi vista como um recado direto à tentativa de Trump de influenciar a Justiça brasileira para blindar seu aliado de extrema direita.
Trump, que recentemente também ameaçou o BRICS com uma guerra tarifária, publicou em sua rede Truth Social que Bolsonaro estaria sendo vítima de uma “caça às bruxas”. Na mesma postagem, minimizou os crimes do ex-presidente, afirmando que ele “não é culpado de nada” e deveria ser “julgado apenas nas urnas”.
Como de costume, Trump recorreu à retórica vazia e bajuladora, chamando Bolsonaro de “líder forte” e “patriota”. Ignorou o fato de que o ex-presidente brasileiro tentou subverter o resultado eleitoral e conduzir uma sublevação contra a democracia — algo amplamente documentado e repudiado pelas instituições brasileiras.
Na tentativa de emplacar uma narrativa de vítima, Trump disse que “aconteceu comigo, vezes dez”, e associou os processos que enfrenta nos EUA com a situação de Bolsonaro. Para ele, ambos seriam alvos por “lutarem pelo povo”, discurso que despreza os fatos e tenta confundir opinião pública com fanatismo político.
Lula, no entanto, deixou claro que o Brasil não vive mais sob o jugo de sabujice ao imperialismo norte-americano. Sob seu governo, o país resgata sua soberania, defende sua democracia e não admite que aventureiros estrangeiros venham fazer coro com criminosos golpistas.
A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o…
— Lula (@LulaOficial) July 7, 2025
URGENTE!!! Lula HUMILHA Trump e diz que o mundo mudou, repete BRASIL SOBERANO e que se ele (Trump) quiser taxar alguém, pode taxar!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) July 7, 2025
OS BRICS ESTÃO VENCENDO!!!
NÃO VAMOS RECUAR!!
PRA CIMA DELES!!
BRASIL SOBERANO!!
pic.twitter.com/GZEOsd4cwr
Rapaz! Que resposta espetacular do Presidente Lula no Trump: “Esse país tem lei, tem regra e tem um dono, chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida, e não na nossa". Isso sim é um verdadeiro patriota ????
— Lázaro Rosa ???? (@lazarorosa25) July 7, 2025
BRASIL SOBERANO pic.twitter.com/bv0v4N6uy3