7889 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma nova pesquisa da AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, confirma o que já vinha sendo percebido nas ruas e nas redes: o presidente Lula voltou a crescer em popularidade, alcançando seu melhor índice em 2025. A aprovação subiu para 47,3%, dois pontos a mais em relação a maio, enquanto a desaprovação caiu para 51,8%.
O levantamento foi feito entre os dias 27 e 30 de junho, logo após a votação do aumento do IOF na Câmara dos Deputados — episódio que impulsionou a campanha "Congresso inimigo do povo", amplamente difundida nas redes sociais. Mesmo sem incluir o auge dessa mobilização, que explodiu em julho, a pesquisa já registra o impacto positivo para o governo.
Os dados também mostram melhora na imagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com queda de 5 pontos na rejeição e aumento de 3 pontos na aprovação, que agora atinge 45%. A rejeição ao Congresso, por outro lado, é avassaladora: apenas 8% da população confia na instituição, enquanto 90% a rejeitam.
Entre os nomes mais rechaçados pela população estão os líderes do centrão: Hugo Motta (com apenas 4% de aprovação e 74% de rejeição) e Davi Alcolumbre (3% de aprovação e 75% de rejeição), o que reforça a percepção de que a velha política continua agindo contra os interesses do povo.
Nos cenários eleitorais para 2026, Lula lidera com folga no primeiro turno contra nomes da extrema direita. Ele venceria Tarcísio de Freitas por 44,6% a 34% e Michele Bolsonaro por 45% a 30,4%. No segundo turno, Lula venceria todos, exceto Jair Bolsonaro, que aparece tecnicamente empatado com uma vantagem de apenas 0,6%.
Os resultados mostram que, apesar dos ataques e da sabotagem da direita, Lula mantém a confiança de grande parte da população. A rejeição ao Congresso revela o desgaste da elite política conservadora, enquanto o governo federal, com 52% de confiança, aparece como a instituição mais respeitada pelos brasileiros.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.