662 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes prorrogou por mais 60 dias a investigação da Polícia Federal sobre Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente e deputado federal licenciado. A decisão atende a um pedido da PF para aprofundar diligências relacionadas à estadia prolongada de Eduardo nos Estados Unidos e suas articulações contra instituições brasileiras.
A apuração foca na suspeita de que Eduardo Bolsonaro tentou pressionar autoridades dos EUA, durante o governo de Donald Trump, a tomar medidas contra ministros do STF e outras lideranças democráticas do Brasil. Ele é investigado por publicações e discursos que incitaram ataques às instituições, com possível violação da soberania nacional.
A investigação foi aberta em maio a pedido da Procuradoria-Geral da República. As suspeitas se intensificaram após o próprio Jair Bolsonaro admitir, em depoimento à PF, que enviou R$ 2 milhões ao filho para bancar sua estadia nos EUA. Segundo ele, o valor veio de uma arrecadação feita em 2023 e teria fins supostamente “democráticos”.
Nos bastidores, porém, cresce a desconfiança de que a viagem de Eduardo não tenha sido apenas para “defender a democracia”, como alega o clã Bolsonaro, mas sim para tentar escapar do cerco da Justiça brasileira e articular apoio internacional contra o STF. A extensão da investigação mira justamente nessa possibilidade.
Enquanto isso, Donald Trump, parceiro ideológico do bolsonarismo, entrou na jogada e publicou declarações em defesa de Jair Bolsonaro, dizendo que ele estaria sendo “perseguido”. A tentativa de interferência estrangeira causou repúdio do governo do presidente Lula, que reafirmou com firmeza que o Brasil é um país soberano e não aceitará qualquer tipo de tutela ou ingerência.
A expectativa é que, com a ampliação do inquérito, novos elementos venham à tona sobre as movimentações de Eduardo Bolsonaro fora do país e sua tentativa desesperada de salvar o pai e a si próprio da responsabilização pelos ataques à democracia.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.