439 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante encontro com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta terça-feira (8), em Brasília, o presidente Lula destacou a importância estratégica do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos BRICS, como alternativa concreta ao sistema financeiro internacional dominado por países ricos. A reunião marcou a assinatura de novos acordos de cooperação entre Brasil e Índia e contou com a presença da presidenta do NDB, Dilma Rousseff.
Lula fez questão de saudar Dilma não como ex-presidenta, mas como atual líder de uma instituição que, segundo ele, rompe com o modelo opressor do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. “É um banco que entende que financiamento deve salvar países, não afundá-los com medidas de austeridade que penalizam os mais pobres”, afirmou o presidente.
O NDB, criado pelo bloco dos BRICS, tem como missão financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países-membros e em outras nações do Sul Global. Segundo Lula, o banco representa um novo paradigma para a economia internacional, mais solidário e atento às realidades dos países em desenvolvimento.
A fala de Lula reforça a prioridade do governo brasileiro em fortalecer uma governança internacional mais equilibrada, em que países do Sul Global possam contar com apoio financeiro sem se submeter a pacotes de arrocho fiscal e perda de soberania.
Com Dilma Rousseff à frente do NDB, o Brasil assume papel de protagonismo na construção de um sistema econômico mais justo, voltado para o crescimento com inclusão e respeito às especificidades regionais. Lula deixou claro que o objetivo é oferecer alternativas que realmente melhorem a vida das pessoas.
A parceria com a Índia também reforça o compromisso dos BRICS com a cooperação entre países emergentes, fortalecendo uma aliança estratégica que vem ganhando peso no cenário internacional.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.