5023 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O pastor bolsonarista Silas Malafaia protagonizou uma cena constrangedora ao abandonar aos gritos a exibição do documentário Apocalipse nos Trópicos, da cineasta Petra Costa. Convidado para assistir à produção, surtou ao ver sua atuação política exposta, especialmente no uso da fé como ferramenta para manipular eleições. O filme escancara o avanço do fundamentalismo evangélico no Brasil, com Malafaia no centro dessa aliança tóxica entre religião e poder.
Um dos trechos mostra Malafaia exaltando Jair Bolsonaro com passagens bíblicas para legitimar a eleição do ex-presidente, apresentado como um escolhido de Deus. A obra revela ainda o papel do pastor na construção de uma liderança política reacionária, marcada pelo conservadorismo religioso e pelo ódio à democracia.
O documentário também expõe ameaças feitas por Malafaia a senadores que resistiam à indicação de André Mendonça ao STF, além de declarações em que promete “destruir” pastores que se aproximassem de Lula. Em outro momento, ele afirma que seus seguranças poderiam dar um “susto” em um motociclista que o incomodou, mostrando o uso de intimidação como método de controle.
A ostentação do líder religioso também chama atenção: ele é filmado em sua BMW blindada e embarcando em um jatinho batizado de “Favor de Deus”, evidenciando a teologia da prosperidade que mistura fé, luxo e poder político.
Apesar de suas falas públicas defendendo abertamente um golpe militar após a derrota de Bolsonaro, Malafaia segue blindado e ainda não é alvo de investigações da Procuradoria-Geral da República. Em um vídeo, chegou a dizer a Bolsonaro: “O senhor tem poder de convocar as Forças Armadas para botar ordem”.
O documentário serve como alerta sobre o perigo que figuras como Malafaia representam para a democracia, ao instrumentalizarem a religião para espalhar ódio e autoritarismo em nome da fé.
Assista ao trailer do documentário:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.