1322 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma nova pesquisa da Atlas Intel revelou que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem hoje muito mais respaldo da população brasileira do que o Congresso Nacional quando o tema é a regulação das redes sociais. A Corte, alvo constante de ataques bolsonaristas, tem 53% de avaliação positiva — somando os que dizem confiar muito (33%) e os que confiam (20%). Já o Congresso, tomado por figuras conservadoras e golpistas, amarga a confiança de apenas 11% da população.
O descrédito do Legislativo é generalizado: 56% não confiam em nada nos deputados e senadores, enquanto 33% confiam pouco. Apenas 3% dizem confiar muito nos parlamentares. Os dados escancaram o desgaste da imagem de um Congresso que, sob influência da extrema-direita, se afasta dos reais interesses do povo.
A confiança no STF é especialmente maior entre quem votou em Lula (55,8%), pessoas com ensino superior (31,7%) e católicos (41,1%). Do lado oposto, a rejeição ao Supremo é alimentada justamente pelo bolsonarismo: 96,1% dos eleitores de Bolsonaro dizem não confiar nada na Corte. A rejeição também é forte entre evangélicos (44,1%) e a parcela mais rica da população.
O Congresso, por sua vez, é rejeitado por todas as faixas sociais e ideológicas. Entre os que estudaram até o ensino fundamental, 63,5% dizem não confiar nada nos parlamentares. Entre agnósticos e ateus, esse número salta para 67,9%, refletindo o desapontamento generalizado com a política institucional.
A pesquisa ainda mediu a percepção sobre suposta censura nas redes. Apesar da narrativa bolsonarista, 48,9% dos brasileiros afirmam que não há risco de censura por parte do STF, enquanto 39,4% enxergam um “alto risco” — discurso alimentado por quem quer seguir espalhando mentiras impunemente.
Os dados mostram um Brasil que quer responsabilidade no uso das redes, proteção à democracia e um basta na impunidade digital. E quem tem mais credibilidade para cumprir esse papel é justamente o STF — não um Congresso dominado por figuras retrógradas que defendem criminosos golpistas.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.